Unilab

Corpo Docente

Linha de Pesquisa I - Ensino e Formação.

MARIA SOCORRO LUCENA LIMA (PERMANENTE) Lattes

Doutora em Educação na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Universidade de São Paulo – USP (2001) com Pós-doutorado em Educação junto ao Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada na Universidade de São Paulo-USP (2007), com Estágio na Universidade do Minho-Portugal. Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC (1995), Graduada em Letras (1971) e em Pedagogia (1978) pela Universidade Regional do Cariri – URCA. Integra o quadro de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE da Universidade Estadual Estadual – UECE, na linha Docência no Ensino Superior e na Educação Básica. Professora Visitante da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB. Pertence ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Educadores – GEPEFE e Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação do Educador e ELOSS – Educação e Cooperação Su -Sul – UNILAB.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática e Estágio Curricular Supervisionado, trabalho docente, práticas escolares, docência no ensino superior e formação continua e professores. (Texto informado pelo autor)

 

ANNA ERIKA FERREIRA LIMA (PERMANENTE) Lattes

Possui Doutorado em Geografia (UFC), onde defendeu a Tese “A Geografia da Segurança Alimentar: um estudo sobre o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA”; Mestra pelo Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA-UFC) e graduada (LIC e Bach) em Geografia. Desde 2008 é Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), onde foi professora do Curso Tecnológico de Gastronomia, Hotelaria e atualmente é Professora do Bacharelado em Turismo do Campus Fortaleza. É membro do Observatório Cearense da Cultura Alimentar (OCCA) e do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará (CONSEA), tem experiência na área de Segurança e Soberania alimentar, DHAA, Cultura Alimentar, Gestão Ambiental e Turismo Comunitário. Hoje está como Editora – Chefe da Revista Conexões do IFCE; Membro do Comitê de Ética do IFCE (CEP-IFCE). (Texto informado pelo autor)  

 

ELCIMAR SIMÃO MARTINS (PERMANENTE) Lattes

Pós-Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, sob a supervisão da Profa. Dra. Selma Garrido Pimenta. Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Especialista em Ensino de Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Ceará e em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Ceará. Graduado em Letras com Habilitação nas Línguas Portuguesa e Espanhola e suas respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará. Pedagogo pela Universidade Metodista de São Paulo. Professor Adjunto A da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), com lotação no Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN). Professor Permanente do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS/UNILAB) e do Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (PPGEF UNILAB-IFCE). Membro dos Grupos de Pesquisas sobre Formação do Educador (GEPEFE/USP), Educação e Cooperação Sul-Sul (Eloss/Unilab) e Formação Docente, História e Política Educacional (GPFOHPE/UFC). (Texto informado pelo autor)

 

ELISANGELA ANDRÉ DA SILVA COSTA (PERMANENTE) Lattes

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Pedagogia pela Faculdade Evangélica do Piauí (FAEPI). Possui especialização em Gestão Escolar pela Universidade Estadual de Santa Catarina e em Educação Biocêntrica pela Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Pós-Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) É professora efetiva da Universidade Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB. É membro do conselho editorial da Revista Expressão Católica.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão, Educação de Jovens e Adultos, Alfabetização, Didática e formação de professores. Faz parte dos grupos de pesquisa Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola (UFC) e GEPEFE-FEUSP – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação do Educador e ELOSS – Educação e Cooperação Su -Sul – UNILAB. (Texto informado pelo autor)

Igor de Moraes Paim1

IGOR DE MORAES PAIM (COLABORADOR) Lattes

Doutor em Educação (UNESP-Marilia), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (UFC). Licenciado em Ciências Biológicas (UECE) e Bacharel em Direito (UFC). Professor efetivo do Instittuto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (Campus Umirim), onde também responde em sua gestão pela Coordenação de Pesquisa e Extensão. Tem interesse e pesquisa nos campos de pesquisa: Neurociências Cognitivas, Educação, Metodologias Ativas, Altas Habilidades/Superdotação, Desenvolvimento Moral eTecnologias Digitais Aplicáveis a Educação. Participa de grupos de pesquisa no campo da educação e é lider do Grupo de Pesquisa em Enriquecimento Escolar e Promoção Cognitiva. (Texto informado pelo autor) 

Jo A-mi

JO A-MI (PERMANENTE) Lattes

É artista visual e professora-pesquisadora da Unilab-CE (no Instituto de Humanidades e no Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente) e da UFC (no Programa de Pós-Graduação em Artes). Trabalha com pesquisas e projetos de extensão nas áreas de Arte Contemporânea e Literaturas contemporâneas de Língua Portuguesa com discussões que passam por Arte Urbana/Cidade/Urbanidade, Gênero/Corpo/Erotismo, Escrita/Escritura/Poética. Coordenadora do ATELIÊ (Grupo de pesquisas e estudos interartes/UNILAB), tem participado de exposições/instalações artísticas e experimentado incursões com videoarte (na pele, da rua/2018, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=gPUkV7lJGuY) e documentário (No Ceará dos grafites/2016, acessível em: https://goo.gl/Y7VzjL). Enquanto escritora, publicou os livros Pela Impermanência (2018) e Cor Adormecida (2012). Mantém um blog sobre as vivências em Arte Contemporânea na disciplina Expressões Artísticas e Estéticas Contemporâneas (Unilab-CE), através do endereço https://artecontemporaneanaunilab.blogspot.com.br; site pessoal: https://joa-miart.wixsite.com/joa-mi. (Texto informado pelo autor)

JOSÉ DE SOUSA BREVES FILHO (PERMANENTE) Lattes

Graduado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Mestre em Letras pela Universidade Estadual Paulista – UNESP e doutor em Linguística e Língua portuguesa, também, pela UNESP. Escritor e professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE. Experiente não só na graduação e Pós em Letras, como também na formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos – EJA (Pós-graduação Lato Sensu). Consultor ad hoc do Ministério da Educação e membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Educação – GIPEE, coordenando pesquisas sobre a produção de Sequências Didáticas que contribuam para a aprendizagem da Leitura e da Produção textual escrita. A ênfase do trabalho está na Metodologia de Ensino da Língua portuguesa. (Texto informado pelo autor)

REBECA DE ALCÂNTARA E SILVA MEIJER (PERMANENTE) Lattes

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2003), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2007) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2012). Atualmente é professora adjunto III da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Onde também é diretora de Regulação, Indicadores Institucionais e Avaliação (CD3) e procuradora educacional. Foi coordenadora do curso de pedagogia. É pesquisadora FUNCAP coordenando a pesquisa: Saberes docentes necessários a educação no contemporâneo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em DIDÁTICA, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, sociopoética, lei nº 10.639/03, pesquisa-ação e africanidades. Professora permanente do Programa Associado de pós-graduação em Ensino e Formação Docente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e do Instituto Federal do Ceará- PPGEF. (Texto informado pelo autor)

Linha de Pesquisa II - Currículo e Avaliação.

Sinara Mota Neves de Almeida1

SINARA MOTA NEVES DE ALMEIDA (PERMANENTE) Lattes

Professora Adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Educação em Saúde pela Universidade de Fortaleza e Doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Ceará. Professora Permanente do Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (PPGEF UNILAB-IFCE). Membro do Grupo de Pesquisa e Extensão ELOSS (Educação e Cooperação Sul-Sul), cadastrado no Diretório do CNPq, coordena e desenvolve projeto sobre Mediação Escolar vinculado ao PIBIC/Proppg/Unilab e PIBEAC/Proex/Unilab.Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: escola, formação de professores, violência na escola, mediação de conflitos e avaliação educacional. (Texto informado pelo autor)

Andrea Moura da Costa Souza1

ANDREA MOURA DA COSTA SOUZA (PERMANENTE) Lattes  

Coordenadora do Grupo de Pesquisa IFCE/CNPQ Estudo Organizacionais, empreendedorismo, inovação e ensinoDoutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – Linha de pesquisa Avaliação Educacional / Eixo Avaliação Institucional – Mestre em Administração e Mestre em Educação pela Université de Nancy 2- Especialista em Gestão e Planejamento Estratégico-pela Universidade Federal do Ceará. Bacharel em Administração de Empresas e em Filosofia. Coordenadora de Pesquisa e extensão , professora efetiva do Instituto Federal do Ceará, Colaboradora dos projetos UFC- virtual; Universidade Aberta do Brasil; Parfor . Avaliadora capacitada do SINAES/INEP-MEC, Orientadora de IC- iniciação cientifica. Tem experiência nas áreas de Administração e Educação, com ênfase em Gestão, Avaliação Educacional e Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão, planejamento, recursos humanos, empreendedorismo,, avaliação educacional e institucional.Tem experiência técnica em consultoria organizacional, docência no ensino superior. (Texto informado pelo autor)

EMANOEL RODRIGUES ALMEIDA (PERMANENTE) Lattes  

Professor do IFCE-Canindé, atuando nas áreas de Fundamentos da Educação, Política, Planejamento e Gestão Educacional. Professor permanente do Programa Associado de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (PPGEF UNILAB-IFCE). Mestre e Doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Graduado em Pedagogia (1997), Teologia (1997), Recursos Humanos (2016) e Ciências Sociais (2018) pela Universidade Metodista de São Paulo. Pesquisador-colaborador do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário – IMO. Atualmente desenvolve pesquisas em ontologia marxiana, especificamente no campo da crítica à Economia Política. (Texto informado pelo autor)  

Eugenio Eduardo Pimentel Moreira

EUGÊNIO EDUARDO PIMENTEL MOREIRA (PERMANENTE) Lattes

É graduado em Pedagogia com habilitação em Administração Escolar (1993) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em Direito (2008) pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). É especialista em Gestão de Recursos Humanos (2001) pela UECE e em Direito Processual (2011) pela Faculdade Sete de Setembro (FA7). É Mestre (2004) e Doutor (2016) em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Realizou Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2019). Foi servidor público do Ministério do Trabalho (1994 – 2014), onde exerceu diversas funções de confiança, direção e assessoramento. Foi professor do Curso de Direito da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2010 – 2014). Exerceu a advocacia e assessoria jurídica nas áreas de Direito Administrativo, Civil e do Trabalho. Atualmente, é Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e pertencente ao quadro permanente de docentes do Programa Associado de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (PPGEF UNILAB-IFCE). E-mail: eugenio.moreira@ifce.edu.br. (Texto informado pelo autor)

FABIANO GERALDO BARBOSA (COLABORADOR) Lattes

Licenciado em Pedagogia ( Universidade Estadual do Ceará – UECE). Mestre em Educação (Universidade Federal do Ceará – UFC). Doutor em Educação (UFC). Professor do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará ? IFCE, Campus Maranguape. Coordenador do Curso de Pós-Graduação Especialização em Ensino na Educação Básica. Coordena a pesquisa “Os paradigmas sócio educacionais estabelecidos pela ONU e seus pressupostos”. (Texto informado pelo autor)

GERANILDE COSTA E SILVA (PERMANENTE) Lattes

Doutora em Educação. Pedagoga. Docente junto à Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira – UNILAB, em Redenção (CE). Professora efetiva no Mestrado Acadêmico em Ensino e Formação de Professores e colaboradora no Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis – MASTS, ambos na UNILAB. Desenvolvo estudos na área do CosmoViver Africano e afro-brasileiro, Pretagogia, Escola e Educação para as relações étnico-raciais, Psicologia Africana e Afro-brasileira da Educação. Membro do Grupo de Pesquisa: ÁFRICA-BRASIL: Produção de conhecimento, Sociedade civil, Desenvolvimento e Cidadania Global, na linha de pesquisa: Educação e Pedagogias das Relações Étnico-Raciais: territórios, religiosidades e intelectualidades. Vice coordenadora do grupo de estudos SAKHU SHET: Psicologia Afro-centrada e Educação. (Texto informado pelo autor)

KAÉ STOLL COLVERO (PERMANENTE) Lattes 

Professora Adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Castelo Branco (2010) e em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes (2016). É licenciada em Letras, habilitação em Português e Literaturas da Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de Santa Maria (2008). É integrante do Grupo de Pesquisas sobre o Cotidiano, Educação e Cultura(s) (GECEC – PUC-Rio), que desenvolve sistematicamente pesquisas sobre as relações entre educação e cultura(s), e Líder do Grupo de Estudos sobre Interculturalidade e Educação do Campo – GEIEC, da UFT. Suas principais áreas de atuação são Políticas Públicas para a Educação, Didática, Multi/Interculturalidade e História da Educação. (Texto informado pelo autor) 

LOURENCO OCUNI CÁ (PERMANENTE) Lattes 

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (1996), graduação em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2001), mestrado em Administração e Supervisão Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em Políticas de Educação e sistemas Educativos pela Universidade Estadual de Campinas (2004)foi Professor Visitante da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no Programa de Pós – Graduação em Educação – Mestrado de 2005-2009. Professor do Tempo Contínuo no Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE) 2009-2010. Professor DE da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB, autarquia federal). Foi diretor de assessoria do reitor da UNILAB. Coordenador de Assuntos Estudantis vinculado a vice-reitoria da UNILAB. Coordenador do Programa de Licenciaturas Internacionais da PLI/CAPES/UNILAB/Universidade de Coimbra/Portuga.l Coordenador de Gestão do PIBID/CAPES. Coordenador do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em História e Culturas Afro-brasileira, Indígenas e Africanas Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Política Educacional e Gestão, Política Educacional da Guiné-Bissau, negritude e Educação Popular. Atualmente é Coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática na UNILAB. (Texto informado pelo autor)

LUMA NOGUEIRA DE ANDRADE (PERMANENTE) Lattes 

Professora Adjunta DE da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB atua no Mestrado ( MASTS) e graduação ( IHL). Possui Graduação em Licenciatura em Ciências pela Universidade Estadual do Ceará – UECE; pós-graduação em gestão e avaliação da educação (UFJF); Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte ( UERN) em Meio Ambiente e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Presidenta da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura – ABEH. Experiência em gestão na 10ª CREDE/SEDUC-CE ( 26 escola distribuídas em 13 municípios) e UNILAB ( coordenação do PACC 2014 e atuou na Coordenação de Gestão do PIBID); Membro da comissão que elaborou do PPC de Pedagogia da UNILAB; Orientadora de estudantes da iniciação científica ( Bolsistas do PIBIC); Indicada pela SEDUC-CE a Medelha do Mérito Funcional (2010); Vencedora do II Prêmio Ciências ( MEC, CNPQ, ONU), vencedora do Prêmio Educando Pela Diversidade Sexual ( Senado Federal), vencedora do prêmio Artur Guedes. Tem experiência na área de gestão, Ciências Humanas, atuando principalmente nos seguintes temas: Direitos Humanos, Diversidade cultural, Etnicorracialidade, gênero e sexualidade, Educação, Políticas públicas e Movimentos Sociais. Autora do livro Travestis nas Escolas: Assujeitamento e Resistência a Ordem Normativa. (Texto informado pelo autor)

SIMONE CESAR DA SILVA (PERMANENTE) Lattes 

Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) lotada no Campus Fortaleza. Coordenadora do subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Formadores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior, precarização do trabalho, formação de professores e estágio supervisionado. (Texto informado pelo autor)

SOLONILDO ALMEIDA DA SILVA (COLABORADOR) Lattes  

Possui graduação em Geografia / Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Ceará(1999), graduação em Sistemas e Mídias Digitais – SMD pela Universidade Federal do Ceará(2013), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará(2009), especialização em Metodologias do Ensino de Geografia pela Universidade Estadual do Ceará(2002), especialização em Formação de Formadores pela Universidade Estadual do Ceará(2003), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará(2005), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará(2011), pós-doutorado pela Universidade Federal do Ceará(2016) e curso-tecnico-profissionalizante em Assistente Básico em Administração pela Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra(1994). Atualmente é Pesquisador do IMO da Universidade Estadual do Ceará, Professor Efetivo do Instituto Federal do Ceará – Reitoria, Professor D III2 (EBTT)/Equiv. Adjunto – 2 do Instituto Federal do Ceará – Reitoria, professor titular do Instituto Federal do Ceará – Reitoria, professor titular do Instituto Federal do Ceará – Reitoria, professor titular do Instituto Federal do Ceará – Reitoria, professor titular do Instituto Federal do Ceará – Reitoria, professor titular do Instituto Federal do Ceará – Reitoria, professor titular do Instituto Federal do Ceará – Reitoria, professor titular do Instituto Federal do Ceará – Reitoria, Professor EBTT DIII-3 do Instituto Federal do Ceará – Reitoria, D IV (Dedicação Exclusiva) do Instituto Federal do Ceará – Reitoria, Professor D IV do Instituto Federal do Ceará – Reitoria, Professor EBTT D IV do Instituto Federal do Ceará – Reitoria, Membro de corpo editorial da Conexões : Ciência e Tecnologia, professor do iNSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional. Atuando principalmente nos seguintes temas:UAB. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)


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