Corpo Docente

Linha de Pesquisa I – Ensino e Formação.

 

ELCIMAR SIMÃO MARTINS (PERMANENTE) Lattes

Pós-Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Especialista em Ensino de Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Ceará e em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Ceará. Licenciado em Letras com Habilitação nas Línguas Portuguesa e Espanhola e suas respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará. Pedagogo pela Universidade Metodista de São Paulo. Professor Adjunto C da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), com lotação no Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN). Professor Permanente do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS/UNILAB), Vice Coordenador do Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (PPGEF UNILAB-IFCE) e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID/UNILAB). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Diversidade e Docência (EDDocência). Membro dos Grupos de Pesquisas sobre Formação do Educador (GEPEFE/USP) e Docência no Ensino Superior e na Educação Básica (GDESB/UECE). (Texto informado pelo autor)

 

ELISANGELA ANDRÉ DA SILVA COSTA (PERMANENTE) Lattes

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Pedagogia pela Faculdade Evangélica do Piauí (FAEPI). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Estadual de Santa Catarina e em Educação Biocêntrica pela Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Pós-Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). É professora adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, onde atua como professora nos cursos de licenciatura do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN/ UNILAB), nas disciplinas de Didática e Práticas Educativas; como professora colaboradora no Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS / UNILAB), como professora permanente do Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (UNILAB/IFCE) e como Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica. Atualmente atua como professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE), na linha Formação, Didática e Trabalho Docente. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Diversidade e Docência (EDDocência). Membro dos Grupos de Pesquisas sobre Formação do Educador (GEPEFE/USP) e Docência no Ensino Superior e na Educação Básica (GDESB/UECE). Seus temas de interesse são Formação de Professores, Didática, Estágio Supervisionado, Práticas Educativas, Dialogicidade e Interculturalidade. (Texto informado pelo autor)

Igor de Moraes Paim1

IGOR DE MORAES PAIM (COLABORADOR) Lattes

Doutor em Educação (UNESP-Marilia), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (UFC). Licenciado em Ciências Biológicas (UECE) e Bacharel em Direito (UFC). Professor efetivo do Instittuto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (Campus Maranguape), onde também responde em sua gestão pela Coordenação de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação. Tem interesse e pesquisa nos campos de pesquisa: Neurociências Cognitivas, Educação, Metodologias Ativas, Altas Habilidades/Superdotação, Desenvolvimento Moral e Tecnologias Digitais Aplicáveis a Educação. Participa de grupos de pesquisa no campo da educação e é lider do Grupo de Pesquisa em Enriquecimento Escolar e Promoção Cognitiva. (Texto informado pelo autor) 

Jo A-mi

JO A-MI (PERMANENTE) Lattes

É Professora-pesquisadora da Unilab-CE (no Instituto de Humanidades e no Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente) e da UFC (no Programa de Pós-Graduação em Artes). Pós-doutora em Artes (UFMG), trabalha com pesquisas que atravessam estudos em Arte Visual, Gênero, Literatura/Poética/Escrita, Arte-Educação. É coordenadora do ATELIÊ (Grupo de Pesquisa e Estudos Interartes, da Unilab) e do TEIA (Laboratório Transdisciplinar de Escritas em/com Artes, da UFC). Enquanto Artista Visual, tem vivenciado experiências com Literatura, Pintura, Fotografia, Desenho e Audiovisual; como escritora, publicou os livros Pela Impermanência (2018) e Cor Adormecida (2012). Site: https://joa-miart.wixsite.com/joa-mi  (Texto informado pelo autor)

 

JOSÉ DE SOUSA BREVES FILHO (PERMANENTE) Lattes

Graduado em Letras (português-francês) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (1982). Especialista em Língua portuguesa pela Fundação Educacional Severino Sombra – FUSVE, em Vassouras/RJ (1987). Mestre em Letras (área de Linguística e Língua portuguesa) pela Universidade Estadual Paulista – UNESP (1994) e Doutor em Letras (área de Linguística e Língua portuguesa), também, pela UNESP (1999). Escritor, Editor (Selo Editorial: EDIÇÕES BREVES PALAVRAS) e Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE. Professor Permanente do Programa Associado de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (PPGEF UNILAB-IFCE). Experiente não só na graduação e Pós em Letras, como também na formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos – EJA (Pós-graduação Lato Sensu). Foi Consultor ad hoc do INEP, é membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Educação – GIPEE, coordenando pesquisas sobre a Produção de Sequências Didáticas que contribuam para a aprendizagem da Leitura e da Produção textual escrita. A ênfase do trabalho está na Metodologia de Ensino da Língua portuguesa. Participa do Projeto Social VemSer num Cursinho Popular com o objetivo de fazer jovens carentes da periferia de Fortaleza ingressarem em Instituições de Ensino Superior Públicas. No Cursinho, ministra uma oficina de produção textual escrita que os prepara para o ENEM. Esse projeto atende não só a jovens de um bairro chamado Conjunto Esperança, mas também a alunos do Ensino Médio Integrado do IFCE.  (Texto informado pelo autor)

REBECA DE ALCÂNTARA E SILVA MEIJER (PERMANENTE) Lattes

Doutora e mestra em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará. Professora Associada, Classe D, nível I, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), com lotação no Instituto de Humanidades(IH). Professora Permanente do Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (PPGEF UNILAB-IFCE). Coordenadora do do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID/UNILAB) /Curso de Pedagogia Campus dos Palmares. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em cultura, gêneros, sexualidades, religião, performance e educação ?Azânia ?. Pesquisadora e docente na área de Educação, com ênfase em didática e educação para as relações etnico-raciais, curriculo e diversidade.  (Texto informado pelo autor)

Linha de Pesquisa II – Currículo e Avaliação.

Sinara Mota Neves de Almeida1

SINARA MOTA NEVES DE ALMEIDA (PERMANENTE) Lattes

Professora Adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Educação em Saúde pela Universidade de Fortaleza e Doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Ceará. Coordenadora e Professora Permanente do Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (PPGEF UNILAB-IFCE). Membro do Grupo de Pesquisa e Extensão ELOSS (Educação e Cooperação Sul-Sul) e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Diversidade e Docência (EDDocência) cadastrados no Diretório do CNPq, coordena e desenvolve projeto sobre Mediação Escolar vinculado ao PIBIC/Proppg/Unilab e PIBEAC/Proex/Unilab.Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: escola, formação de professores, violência na escola, mediação de conflitos e avaliação educacional. (Texto informado pelo autor)

Andrea Moura da Costa Souza1

ANDREA MOURA DA COSTA SOUZA (PERMANENTE) Lattes  

Pós- Doutoramento em Educação Profissional -IFCE; Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – Linha de pesquisa Avaliação Educacional / Eixo Avaliação Institucional – Mestre em Administração; Mestre em Educação pela Université de Nancy 2- Especialista em Gestão e Planejamento Estratégico-pela Universidade Federal do Ceará. Bacharel em Administração de Empresas; Bacharelado em Filosofia.Atualmente, Vice- Coordenadora da pós-graduação- Mestrado profissional em Ensino(IFCE/ UNILAB). Professora efetiva do Instituto Federal do Ceará, Colaboradora dos projetos UFC- virtual; Universidade Aberta do Brasil-UAB; Parfor. Coordenadora do Grupo de Pesquisa IFCE/CNPQ Estudo Organizacionais, empreendedorismo, inovação e ensino. Avaliadora capacitada do SINAES/INEP-MEC. Coordenadora e orientadora de projetos de IC- iniciação cientifica e Extensão. Tem experiência em Empreendedorismo, Inovação, Gestão Pública; Teorias Organizacionais; e Educação.Tem experiência técnica em consultoria organizacional, docência do ensino superior e Docência do ensino básico , Técnico e Tecnológico. Foi Coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (20181-2019) e Coordenadora de Pesquisa e Extensão (2017-2019). Diretora Financeiro e Administrativo da FAIFCE. (Texto informado pelo autor)

EMANOEL RODRIGUES ALMEIDA (PERMANENTE) Lattes  

Coordenador local do Mestrado em Ensino e Formação Docente do IFCE-UNILAB. Professor do IFCE-Canindé, atuando nas áreas de Fundamentos da Educação, Política, Planejamento e Gestão Educacional. Professor permanente do Programa Associado de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (PPGEF UNILAB-IFCE). Pós-doutorado em Educação Profissional e Tecnológica. Doutor e mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Graduado em Pedagogia (1997), Teologia (1997), Recursos Humanos (2016) e Ciências Sociais (2018) pela Universidade Metodista de São Paulo. Pesquisador-colaborador do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário – IMO. Atualmente desenvolve pesquisas em ontologia marxiana, especificamente no campo da crítica à Economia Política. (Texto informado pelo autor)  

Eugenio Eduardo Pimentel Moreira

EUGÊNIO EDUARDO PIMENTEL MOREIRA (PERMANENTE) Lattes

É graduado em Pedagogia com habilitação em Administração Escolar (1993) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em Direito (2008) pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). É especialista em Gestão de Recursos Humanos (2001) pela UECE e em Direito Processual (2011) pela Faculdade Sete de Setembro (FA7). É Mestre (2004) e Doutor (2016) em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Realizou Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2019). Foi servidor público do Ministério do Trabalho (1994 – 2014), onde exerceu diversas funções de confiança, direção e assessoramento. Foi professor do Curso de Direito da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2010 – 2014). Exerceu a advocacia e assessoria jurídica nas áreas de Direito Administrativo, Civil e do Trabalho. Atualmente, é Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e pertencente ao quadro permanente de docentes do Programa Associado de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (PPGEF UNILAB-IFCE). É Coordenador de Pesquisa e Extensão do campus de Caucaia do IFCE. É Líder do Grupo de Pesquisa em Educação (GPEDUC), com sede no campus de Caucaia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). E-mail: eugenio.moreira@ifce.edu.br.  (Texto informado pelo autor)

FABIANO GERALDO BARBOSA (COLABORADOR) Lattes

Doutor em Educação (UFC). Professor do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará ? IFCE, Campus Maranguape. Coordenador de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação. Professor do Programa Associado de Pós-graduação em Ensino e Formação Docente (PPGEF IFCE-UNILAB). Tem experiência na área de Formação de Professores, com ênfase em estudos e pesquisas sobre o complexo educacional na perspectiva da ontologia marxiana. (Texto informado pelo autor)

GERANILDE COSTA E SILVA (PERMANENTE) Lattes

Doutora em Educação. Pedagoga. Docente junto à Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira – UNILAB, em Redenção (CE). Atualmente no cargo de Coordenação de Projetos de Extensão e Ação Comunitária – PROEX/ UNILAB. Professora efetiva no Mestrado Acadêmico em Ensino e Formação Docente e também junto ao Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis – MASTS, ambos na UNILAB. Desenvolvo estudos por meio da Pretagogia no âmbito Escolar voltados à Educação para as relações étnico-raciais e Educação Especial Inclusiva em territórios indígenas e quilombolas. Membro do Grupo de Pesquisa: ÁFRICA-BRASIL: Produção de conhecimento, Sociedade civil, Desenvolvimento e Cidadania Global, na linha de pesquisa: Educação e Pedagogias das Relações Étnico-Raciais: territórios, religiosidades e intelectualidades.  (Texto informado pelo autor)

KAÉ STOLL COLVERO (PERMANENTE) Lattes 

Professora Adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Castelo Branco (2010) e em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes (2016). É licenciada em Letras, habilitação em Português e Literaturas da Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de Santa Maria (2008). Suas principais áreas de atuação são Didática, Práticas de ensino e Educação Intercultural. (Texto informado pelo autor) 

LOURENCO OCUNI CÁ (PERMANENTE) Lattes 

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (1996), graduação em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2001), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Foi Professor do Tempo Contínuo da Universidade de Uberaba (Mestrado em Educação, 2009-2010). Professor Visitante da Universidade Federal de Mato Grosso (2005-2009 – Mestrado em Educação) Professor dedicação exclusiva da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira(UNILAB). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas em Educação e Gestão, Política Educacional e Organização do Sistema Educativo da Guiné-Bissau, Educação de Jovens e Adultos; Educação, Cooperação e Desenvolvimento. Professor Associado -UNILAB (Texto informado pelo autor)

LUMA NOGUEIRA DE ANDRADE (PERMANENTE) Lattes 

Pesquisadora visitante no CIES-ISCTE do Instituto Universitário de Lisboa. Professora Adjunta DE da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB atua na graduação no Instituto de Humanidades e nos Programas de pós-graduação ( MASTS) e ( PPGEF). Possui Graduação em Licenciatura em Ciências pela Universidade Estadual do Ceará – UECE; Pós-graduação em gestão e avaliação da educação (UFJF); Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte ( UERN) em Meio Ambiente, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Pós-Doutora em Sociologia ( CIES-ISCTE-IUL). Ex Presidenta da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura – ABEH/ABETH. Experiência em gestão na 10ª CREDE/SEDUC-CE ( 26 escola distribuídas em 13 municípios) e UNILAB ( coordenação do PACC 2014 e atuou na Coordenação Institucional do PIBID); Indicada pela SEDUC-CE a Medelha do Mérito Funcional (2010); Vencedora do II Prêmio Ciências ( MEC, CNPQ, ONU), vencedora do Prêmio Educando Pela Diversidade Sexual ( Senado Federal), vencedora do prêmio Artur Guedes, e vencedora do prêmio internacional Stonewall 50 anos. Tem experiência na área de gestão, Ciências Humanas, atuando principalmente nos seguintes temas: Direitos Humanos, Diversidade Cultural, Etnicorracialidade, Gênero e Sexualidade ( da infância a velhice), Educação, Políticas públicas e Movimentos Sociais. Autora do livro Travestis nas Escolas: Assujeitamento e Resistência a Ordem Normativa e Organizadora do E-BOOK: Diversidade Sexual, Gênero e Raça: Diálogos Brasil-África. (Texto informado pelo autor)

SIMONE CESAR DA SILVA (PERMANENTE) Lattes 

Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) lotada no Campus Fortaleza. Professora permanente do Programa Associado de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente (PPGEF) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (PPGEF UNILAB-IFCE).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Formadores, atuando principalmente nos seguintes temas: precarização do trabalho, formação de professores, didática, pesquisa educacional e estágio supervisionado.  (Texto informado pelo autor)

SOLONILDO ALMEIDA DA SILVA (COLABORADOR) Lattes  

Possui graduação em Sistemas e Mídias Digitais – SMD pela Universidade Federal do Ceará(2013), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará(2009), graduação em Teatro pela Universidade Federal do Ceará(2020), graduação em Geografia / Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Ceará(1999), especialização em Metodologias do Ensino de Geografia pela Universidade Estadual do Ceará(2002), especialização em Formação de Formadores pela Universidade Estadual do Ceará(2003), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará(2005), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará(2011), pós-doutorado pela Universidade Federal do Ceará(2016) e curso-tecnico-profissionalizante em Assistente Básico em Administração pela Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra(1994). Atualmente é Pesquisador do IMO da Universidade Estadual do Ceará, Professor do Instituto Federal do Ceará – Reitoria, Professor do Instituto Federal do Ceará – Reitoria, Professor do Instituto Federal do Ceará – Reitoria, Professor do Instituto Federal do Ceará – Reitoria, Professor do Instituto Federal do Ceará – Reitoria, Professor do Instituto Federal do Ceará – Reitoria, Professor do Instituto Federal do Ceará – Reitoria, Professor do Instituto Federal do Ceará – Reitoria, Professor do Instituto Federal do Ceará – Reitoria, Professor do Instituto Federal do Ceará – Reitoria, Professor do Instituto Federal do Ceará – Reitoria, Professor do Instituto Federal do Ceará – Reitoria, Professor do Instituto Federal do Ceará – Reitoria, Professor EBTT do Instituto Federal do Ceará – Reitoria, Membro de corpo editorial da Conexões : Ciência e Tecnologia, professor do Instituto Federal do Ceará, Professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Revisor de periódico da RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, Membro de corpo editorial da RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, Membro de corpo editorial do Educação Profissional e Tecnológica em Revista e Professor Permanente de Doutorado Acadêmico da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional. Atuando principalmente nos seguintes temas:UAB. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)

 

Atualizado : 21/09/2022 

Ocultar área secundária
Ícone de seta para alternar a visualização da sidebar